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Caderno de composições

Caderno de Composições de Jacob do Bandolim

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O Instituto Jacob do Bandolim, fiel a filosofia de seu patrono, de pesquisa, preservação e disponibilização de arquivos da música brasileira, lançou, em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o Caderno de Composições de Jacob do Bandolim. Este trabalho, fruto da dedicação de uma equipe de estudiosos do choro, reúne a obra completa do nosso mestre das cordas, inclusive composições inéditas, descobertas durante o processo de identificação e catalogação de suas partituras.

Jacob ainda iniciante no meio artístico, estreou como compositor em 1939, aos 21 anos, compondo letra e música do samba “Se alguém sofreu”, gravado por ninguém menos que Aracy de Almeida, que na época dividia com Carmem Miranda o lugar de maior destaque dentre as cantoras brasileiras. O curioso é que Jacob nunca mencionou em seus depoimentos ou entrevistas essa láurea.

Mas o Jacob dessa fase, que ainda nos brindou com Inocência e Foi numa festa, compostos, segundo Elizeth Cardoso, para emoldurar suas primeiras conquistas amorosas, foi amadurecendo e  sofisticando seu processo criativo sem nunca ter perdido, entretanto, “a forma pura do choro”, como dizia Lucio Rangel. Embora fosse um melodista refinado, Jacob costumava trocar a palheta pela máquina de escrever, onde registrava  suas letras, muitas das quais residem até hoje dentro de uma caixinha de papelão na casa de sua filha Elena, dentre elas, a sua versão poética para o choro Ingênuo, de Pixinguinha.

Apesar de ter sido um chorão compulsivo, o Jacob compositor não se prendeu só a esse gênero, tendo composto também valsas, sambas, frevos, polcas, partido-alto, schottichs e mazurcas, além dos gêneros regionais, coquinho e ponteado.

Radamés  Gnattali,  o  genial  maestro,  disse  certa  vez  ao  se  referir  a  Jacob,  “muitos  tocam  bandolim,  Jacob  toca  Jacob”. Assim, em poucas palavras, conseguiu sintetizar o estilo de interpretação que deu forma a principal escola do bandolim brasileiro. Da mesma forma, após vasculhar este prazeroso material, o prezado leitor poderá afirmar, parafraseando Radamés, que “Jacob compõe Jacob”.