Os instrumentos de Jacob
Jacob do Bandolim começou tocando num bandolim napolitano, que ganhou aos 14 anos, depois de uma frustrada experiência com um violino. Aos 16 anos, em 1934, Jacob conheceu e acompanhou durante alguns meses, um grupo de fadistas. Em janeiro de 1935, Jacob aparece tocando em um bandolim com um novo formato. Segundo Déo Rian, presidente do IJB, que conviveu com Jacob, o mestre teve dois bandolins em sua atividade profissional, de 1939 a 1969. Jacob os apelidou de nº1 e nº 2 e ambos, que além de um som inigualável, tinham uma marca registrada, um entalhe exclusivo, junto as tarraxas.
Bandolim nº 1
Utilizado nos programas de rádio, rodas de choro e gravação dos seus discos, durante quase toda sua carreira. Instrumento construído com base no formato da guitarra portuguesa, por volta de 1935, pelo luthier Vicente, que trabalhava na loja de instrumentos ¨Ao Bandolim de Ouro¨, no Rio de Janeiro e que tinha como auxiliar o luthier Silvestre, que anos depois comandaria a produção da marca de instrumentos “Do Souto”, nessa loja. O bandolim nº 1 foi construído na casa do luthier Vicente com as seguintes madeiras: Caixa: Plátano; Tampo harmônico: Pinho Sueco ou Alemão; Escala: Ébano. Os trastes são de perfil fino, com prendedor de cordas de aço inoxidável e com tarraxas alemães.
Bandolim nº 2
Utilizado no show lendário do Teatro João Caetano em 1968, com Elizeth Cardoso, Zimbo Trio e o Conjunto Época de Ouro. Instrumento igualmente construído com base na Guitarra Portuguesa, na década de 50, pelo luthier português Sr. Silva, por quem Jacob tinha grande admiração. Jacob era frequentador assíduo, desde jovem, da sua casa de instrumentos musicais, Casa Silva. na Rua do Senado, no Centro do RJ. Este Bandolim foi construído com as seguintes madeiras: Caixa: Faia; Tampo harmônico: Pinho Sueco ou Alemão; Escala: Ébano.
Os trastes são no formato fino, o prendedor de cordas: aço inoxidável e tarraxas portuguesas.
Jacob passou a utilizar esse instrumento nos últimos anos de sua careira, após uma reforma mal sucedida no tampo do bandolim nº 1.
O bandolim nº 1 foi doado em 2014, pelo Instituto Jacob do Bandolim ao Museu da Imagem e do Som do RJ, para integrar seu acervo, e o bandolim nº 2 continua em atividade, em shows promovidos pelo IJB. Existe ainda um terceiro bandolim, também sob a guarda do MIS/RJ, que foi fabricado na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, mas que Jacob não utilizava profissionalmente.
Mais fotos de Jacob com o bandolim
Jacob foi um instrumentista e compositor genial, mas também gostava de explorar sonoridades. Além dos lendários bandolins nº 1 e nº 2, tinha vários instrumentos de corda que o IJB apresenta agora.
OBS: Os instrumentos foram recuperados em 2014 pelos luthiers Paulo Prata e Ricardo Calafate.
Violão Tenor Dinâmico“Vibraplex”
Na década de 1950, Jacob do Bandolim criou o Vibraplex, ao ligar este violão tenor a um órgão Hammond, criando uma nova sonoridade. Realizou várias gravações com esse instrumento, dentre elas Feitiço e Brotinho
Cavaquinho
Fabricação: Do Souto
Madeira utilizada: Maple
Década de 1950
Bandolim de 10 cordas
Instrumento redescoberto por vários bandolinistas no início do século XXI, mas que já era tocado por Jacob há quase 70 anos atrás.
Bandolim de 10 cordas
Fabricação: Do Souto (Ao Bandolim do Ouro)
Fabricado na década de 50
Bandolim guitarra
Fabricação artesanal
Jacob ganhou esta raridade de um luthier em meados da década de 1960
Banjo tenor
Afinação : Dó, Sol, Ré, Lá
Pertenceu a Jacob na década de 60
Violão dinâmico Del Vecchio
Utilizado por Jacob em seus saraus
Violão dinâmico Del Vecchio
Modelo fabricado na década de 50
Violão de 6 cordas Del Vecchio
Violão de seis cordas acústico
Marca: Del Vecchio
Sistema Timbre Vox
Modelo fabricado na década de 40