Leia Jacob

Tocando com Jacob - Partituras e Playbacks

 

Instituto Jacob do Bandolim, Rio de Janeiro, , 2006

 

Álbum sonoro contendo gravações originais e os playbacks dos LP´s Chorinhos e Chorões e Primas e Bordões, gravados por Jacob no início dos anos 60. Pode ser adquirido nas livrarias ou pela Internet em www.vitale.com.br.

 

 

Tributo a Jacob - Discografia completa

 

Sergio Prata e Maria Vicencia Pugliesi, Rio de Janeiro, CECAC, 2002

 

Levantamento atualizado da discografia completa da obra de Jacob, em 78 rpm, LP e CD, incluindo listagem em ordem alfabética das gravações, com a respectiva referência discográfica.

 

 

O Choro: do Quintal ao Municipal

 

Henrique Cazes, São Paulo, Editora 34, 1998

 

Do Quintal ao Municipal é uma história do Choro contada de forma descontraída e opinativa. O livro possui dois capítulos destinados a Jacob: “Jacob, o Choro levado a sério”, que traça um perfil da vida e obra de Jacob; “Época de ouro: Jacob encontra a fórmula”, que conta a trajetória do conjunto que acompanhava o bandolinista.

 

 

Jacob do Bandolim

 

Ermelinda de Azevedo Paz, Rio de Janeiro, Funarte, 1997

 

Vencedor do concurso Lúcio Rangel de monografia, este livro é a maior referência publicada sobre Jacob. Além de descrever diversas passagens da vida profissional e pessoal do bandolinista, a autora fornece vasta iconografia, partituras, discografia e diversos depoimentos.

 

 

Mudando de Conversa

 

Hermínio Bello de Carvalho, São Paulo, Martins Fontes, 1986

 

Nesta coletânea de textos de Hermínio Bello de Carvalho, a figura de Jacob marca presença em diversas das histórias contadas. No artigo “Os Saraus de Jacob; 15 anos” o bandolinista é a figura principal, recebendo um perfil traçado em forma poética e muito carinhosa.

 

 

Carinhoso e Etc. História e Inventário do Choro

 

Ary Vasconcelos, Rio de Janeiro, Gráfica Editora do Livro, 1984

 

Neste livro o autor conta a história do choro através das diversas gerações de chorões. O autor posiciona Jacob na 5ª geração, fornecendo um breve histórico das suas gravações, uma lista das suas composições mais famosas e nomes de diversos compositores que foram resgatados pelo bandolinista.

 

 

Elizeth Cardoso, Uma Vida

 

Sérgio Cabral, 2010

 

Nascida em São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, em 16 de julho de 1920, Elizeth Cardoso já subia aos palcos desde os cinco anos de idade. Aos 16, foi descoberta por Jacob do Bandolim, que a levou para cantar na Rádio Guanabara. Em 2010, o jornalista Sérgio Cabral relançou Elisete Cardoso - Uma Vida, pela editora Lazuli, narrando a trajetória desta que foi registrada Elizette, assinou em alguns momentos como Elizete e firmou-se a partir da década de 60 como é conhecida até hoje: Elizeth Cardoso.

 

 

No Tempo de Almirante

 

Sérgio Cabral, 1990

 

Em 1990, Sérgio Cabral  lançava a versão original do livro No Tempo de Almirante ¬ Uma história do Rádio e da MPB. Após 16 anos a obra volta ao mercado, revista e ampliada com novas informações e documentações e com  lançamento exclusivo da Lumiar Editora. Nesta  biografia, Sérgio Cabral conta com  paixão e maestria, a história de Henrique Foreis, compositor, radialista, pesquisador, escritor, ator e cantor que ficou conhecido como o popular Almirante, um dos principais precursores do radialismo no Brasil e uma das figuras mais atuantes na música popular brasileira.

 

 

Paulinho da Viola

 

João Máximo, Coleção Perfis do Rio

 

Paulinho da Viola era filho de Cesar Faria, violonista que acompanhou Jacob por quase 30 anos. Este livro, que faz parte da coleção 'Perfis do Rio', é um perfil musical de Paulinho da Viola. Não é uma biografia, nem uma crônica ou uma coletânea de estorinhas vividas pelo sambista. A obra é um perfil musical. Um perfil em forma de viagem pelas duas mais importantes e representativas músicas cariocas - o samba e o choro - tendo Paulinho da Viola como guia.

 

 

Almanaque do Choro

 

André Diniz

 

Em sintonia com a atual - e merecida - valorização do choro, a Jorge Zahar Editor lança o Almanaque do Choro, um guia completo sobre o gênero musical que Heitor Villa-Lobos afirmava ser a "alma musical do povo brasileiro". É uma introdução ao universo do choro, desde sua origem e passando pelos quase 150 anos de história, em uma linguagem clara mesmo para quem desconhece música. Além de apresentar os principais músicos, compositores e instrumentos do gênero, esse livro traz:  pequena cronologia do choro, cerca de 80 fotografias e ilustrações, depoimentos de músicos, como adquirir CDs e livros sobre o gênero , dicas de onde se pode ouvir choro em todo o Brasil

 

 

O baú do animal: Alexandre Gonçalves Pinto e o Choro

 

Pedro Aragão, Editora: Folha Seca, 2013

 

No ano de 1936 um obscuro carteiro carioca chamado Alexandre Gonçalves Pinto (por alcunha “o Animal”) publica um curioso livro intitulado O choro: reminiscências dos chorões antigos – retratando centenas de músicos populares da belle époque carioca. Sem ter qualquer repercussão, o livro é praticamente esquecido até ser relançado em edição fac-similar pela Funarte em 1978, quando se torna referência obrigatória e alvo de várias releituras sobre choro. O Baú do Animal é um estudo sobre a obra deste carteiro (além de outras fontes populares da época), e sobre como estas narrativas do passado conformaram diferentes percepções sobre o choro e a música popular brasileira na atualidade.

 

 

 

 

 

 

Jacob do Bandolim 2015 -  Todos os direitos reservados

Design