78 rpm

45 rpm

33 rpm

Dedicados a Jacob

CD´s

Discografia - Apresentação

 

 

Esta discografia compreende as gravações de Jacob do Bandolim, como solista e reedições da obra de Jacob do Bandolim no período de 1942 até seu falecimento, em 1969. Inclui também gravações e reedições lançadas após seu falecimento, além de suas participações em discos de outros artistas e discos dedicados a ele.

 

Músicos acompanhantes:

 

 

a) discos solo: Em suas gravações Jacob foi acompanhado, invariavelmente, por quatro grupos musicais:

 

 

1) César Faria e seu conjunto - (gravações de 1947 a 1951) - grupo que tocava com Jacob, na Rádio Mauá, fazendo acompanhamento de cantores e calouros, na década de 40, com César Faria e Fernando Ribeiro (violões), Pingüim (cavaquinho) e Luna (pandeiro).

 

César Faria, além de ser compadre de Jacob, era o seu "escudo", pois conhecia todo o seu repertório. Acompanhou Jacob por mais de 30 anos.

 

Fernando Ribeiro, músico da noite, com diversas influências musicais, foi o responsável pelo famoso e criativo solo de violão na gravação de Remelexo (Continental n.º 15.957). Infelizmente, faleceu prematuramente. Também participaram das gravações, Jessé (violão), Elias (cavaquinho) e Alberto (pandeiro). Este grupo participou de todas as gravações de Jacob, na Continental, e das primeiras gravações quando Jacob se transferiu para a RCA Victor, em meados de 1949.

 

Uma curiosidade: o cavaquinista Canhoto gravou pela primeira vez com Jacob em 1950, formando um trio de cordas com César Faria e Jessé, em gravações históricas, como Pé-de-moleque (RCA 80.0653) e Numa seresta (RCA 80.0667). A partir de 1951 já com o seu grupo, o Regional do Canhoto, ao lado de Dino e Meira, acompanharia Jacob nas gravações na RCA Victor, por toda a década de 50.

 

 

2) Regional do Canhoto - Em 1951, Canhoto, Dino e Meira, que pertenciam ao Regional de Benedito Lacerda, formaram um novo grupo, pois já não concordavam com as constantes ausências de Lacerda que, bastante famoso e com um avião a sua disposição, mantinha inúmeros compromissos fora da atividade musical. Canhoto assumiu a direção do grupo e convidou Altamiro Carrilho para a flauta e Orlando Silveira para o acordeom. Surgiu então o grupo que ficou conhecido como modelo de regional por excelência - o Regional do Canhoto.

Este regional acompanhou Jacob nos estúdios de 1951 a 1961, tendo sido o grupo com quem mais gravou. Sua formação: Altamiro Carrilho (flauta), Orlando Silveira (acordeom), Dino (violão sete cordas), Meira (violão), Canhoto (cavaquinho) e Gilson ou Jorge Silva, "Jorginho" (pandeiro).

 

 

3) Jacob e seus chorões / Jacob e seu regional / Época de Ouro (1961 a 1969) – núcleo musical que acompanhou Jacob desde o início dos anos 60 até seu falecimento. Com o passar dos anos, Jacob foi mudando a denominação do grupo, até ficar conhecido como Época de Ouro. Dino (violão de sete cordas), César Faria (violão), Carlinhos Leite (violão), Jonas Silva (cavaquinho), Gilberto D’Ávila (pandeiro).

 

 

4) Estúdio da Rádio MEC - Gravações informais realizadas nos estúdios da Rádio MEC (1959), sob a direção do produtor da rádio e pesquisador Mozart de Araújo e que foram lançadas em CD no Japão(1994) e no Brasil (1997). Participaram os músicos: César Faria (violão), Carlos Fernandes de Carvalho Leite "Carlinhos" (violão), Jorge Pereira Simas “Tico-tico” (cavaquinho) e Francisco de Assis das Dores, o "Chiquinho do Pandeiro".

 

 

b) regionais nas rádios - Durante cerca de 25 anos Jacob atuou nas rádios acompanhando, de calouros aos grandes cantores ou se apresentando como solista. O início foi na Rádio Guanabara, em 1934, com Jacob e sua Gente, composto por: Osmar Menezes e Valério Farias "Roxinho" nos violões, Carlos Gil no cavaquinho, Manoel Gil no pandeiro e Natalino Gil no ritmo.

 

Ainda na década de 30, na Rádio Ipanema, que depois virou Radio Mauá, o grupo era formado por Jacob, Mario Silva (violão), Claudionor Cruz (cavaquinho e violinha), Chico das Dores (pandeiro) contando ainda com Osmar e César Faria nos violões.

 

O Regional da Rádio Nacional foi um dos grupos que mais atuou com Jacob e era formado por Arthur Duarte (violão de sete cordas), César Moreno (violão), Índio do Cavaquinho, e Luna ou Jorginho, no pandeiro. Este grupo acompanhou Jacob na década de 50 em programas semanais na Rádio Nacional, nos quais era chamado de "O Mago do Bandolim". Também fizeram apresentações especiais como no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, mas não chegaram a gravar em disco com Jacob.

 

c) participações especiais - Jacob recebeu grandes músicos em seus discos, como o maestro e trombonista Nelsinho, as flautas de Altamiro Carrilho e Ary Duarte, o piston de Maurílio Santos e os baixistas Luiz Marino e Antonio Taranto, o clarinete de Paulo Moura, o clarone de Sandoval Dias, sem esquecermos do magistral encontro de Jacob com Elizeth Cardoso e o Zimbo Trio, no Teatro João Caetano.

 

 

d) percussionistas - Durante sua carreira, Jacob sempre fez questão de ser acompanhado por um excelentes time de ritmistas, dentre eles: Luna, Jorge Silva, o "Jorginho do Pandeiro", Gilson, Gilberto, Barão, Pedro dos Santos e Jamil.

 

 

e) maestros - Em alguns LPs, Jacob foi acompanhado por orquestras ou pequenas formações de cordas com naipe de sopros e teve como maestros e arranjadores nomes como Radamés Gnattali e Carioca (Época de Ouro/59), e Zaccarias (Na Roda do Choro/60) e Mozart Brandão (Valsas Brasileiras de Antigamente/60), além da Suíte Retratos, composta, regida e acompanhada ao piano pelo próprio Radamés Gnattali, em 1964.

 

 

Fontes consultadas:

 

Jacob do Bandolim, de Ermelinda A. Paz (Funarte/1997);

depoimentos de: Déo Rian, César Faria, Elena Bittencourt e Jorginho do Pandeiro;

Arquivo do Jacob, no MIS/RJ.

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